Teníase e Cisticercose

Ovos de Taenia spp

A teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma doença causada pela presença da forma adulta de Taenia solium ou Taenia saginata no intestino delgado do homem. Estes vermes são cestódeos que apresentam o corpo em forma de fita, sendo que a T. solium pode atingir cerca de 8 m de tamanho e a T. saginata, 12 m. O suíno e o bovino são os hospedeiros intermediários da T. solium e T. saginata, respectivamente.

A cisticercose humana é causada pela presença de formas larvárias da T. solium nos tecidos.

Manifestações clínicas

A teníase é frequentemente assintomática, sendo a infecção percebida pela eliminação de proglotes do verme. Nos casos sintomáticos a teníase pode causar dor abdominal, náusea, debilidade, perda de peso, apetite aumentado, diarréia e constipação.

As manifestações clínicas da cisticercose humana dependem da localização e do número de larvas que infectam o indivíduo, do tipo morfológico, do estágio de desenvolvimento dos cisticercos e da resposta imunológica do hospedeiro. As localizações preferenciais dos cisticercos são o sistema nervoso central e o globo ocular.

Modo de transmissão

Verme adulto de Taenia spp

A teníase por T. solium é adquirida por meio da ingestão de carne de porco crua ou mal cozida que contém as larvas císticas (cisticercos) e a teníase por T. saginata ocorre pela ingestão de carne bovina crua ou mal cozida que contém os cisticercos. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium em água ou alimentos contaminados, adquire a doença cisticercose.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico laboratorial da teníase baseia-se no encontro de proglotes nas fezes. Os anéis de T. solium são expulsos de forma passiva, em grupos de 3 a 6 proglotes, enquanto que os da T. saginata são eliminados de forma ativa, forçando a passagem pelo orifício anal, em qualquer momento do dia ou da noite. A clarificação das proglotes com ácido acético permite o diagnóstico diferencial entre as duas espécies de Taenia, com base no aspecto e número de ramificações uterinas das proglotes.

Os ovos podem ser encontrados no exame parasitológico de fezes e pelo método da fita adesiva transparente. As técnicas imunológicas com soro e líquido cefalorraquidiano são utilizadas no diagnóstico da neurocisticercose.