Ovos de H. nana

Himenolepíase

É uma doença causada pelo cestódeo Hymenolepis nana conhecido como “tênia anã”, que habita o intestino delgado do homem. Outra espécie do gênero é a Hymenolepis diminuta, parasita habitual do rato e que pode infestar o homem, mas é de rara ocorrência. O H. nana atinge cerca de 2 a 4 cm de tamanho, enquanto que H. diminuta mede cerca de 10 a 60 cm de tamanho.

Manifestações clínicas

Geralmente a infecção é assintomática, mas nas crianças pode ocorrer infecção maciça por H. nana, manifestando-se com cólicas abdominais e diarréia.

Ovos de H. diminuta

Modo de transmissão

A ingestão de ovos de H. nana em água ou alimentos contaminados é a forma mais comum de transmissão do parasito. A transmissão também pode ocorrer pela ingestão de hospedeiros intermediários (insetos parasitados) contendo a larva cisticercóide. A infecção por H. diminuta ocorre pela ingestão acidental de hospedeiros intermediários (insetos parasitados) contendo a larva cisticercóide.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico laboratorial da himenolepíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de ovos de H. nana e/ou de ovos de H. diminuta.