Aeromonose

Aeromonas hydrophila pode causar gastroenterite em indivíduos saudáveis ou septicemia em indivíduos com sistemas imunes prejudicados. Na atualidade, há controvérsia sobre se A. hydrophila é uma causa de gastroenterite humana. Sua presença nas fezes de indivíduos com diarréia, na ausência de outro patógeno entérico conhecido, sugere que tenha algum papel na doença.

Dois tipos distintos de gastroenterites foram associados com A. hydrophila: uma doença caracterizada por éia extremamente líquida (arroz e água) e uma disenteria caracterizada por fezes soltas que contêm sangue e muco. A dose infectiva deste organismo é desconhecida, mas mergulhadores que ingeriram quantias pequenas de água ficaram doentes e A. hydrophila foi isolada de suas fezes. Uma infecção geral sistêmica foi observada em indivíduos com septicemia.

Em ocasiões raras a síndrome disenteria é severa e pode durar por várias semanas. A. hydrophila pode espalhar-se ao longo do corpo e causar uma infecção geral em pessoas imunodeprimidas. As pessoas que sofrem de leucemia, carcinoma, ou cirrose e aquelas tratadas com drogas imunossupressoras ou que estão recebendo quimioterapia para câncer, estão sob risco da infecção.

Modo de transmissão

Ingestão de alimentos e água contaminados. Foi incluída, por ser um patógeno entérico emergente, na lista de contaminantes importantes para a saúde pública pela Agência de Proteção Ambiental, devido a seu potencial de crescimento nos sistemas de distribuição de água, especialmente em biofilmes, onde pode ser resistente a cloração.

Diagnóstico laboratorial

A. hydrophila pode ser diagnosticada através de cultura de fezes ou de sangue em meio de cultura que contenha sangue de carneiro e ampicilina. A ampicilina previne o crescimento da maioria dos micro-organismos competidores. A identificação de espécies é confirmada por uma série de testes bioquímicos. A habilidade do organismo em produzir enterotoxinas, acredita-se, ser a causa dos sintomas gastrointestinais, pode ser confirmada através de ensaios de cultura de tecido.