Gastroenterite Viral
Os nomes mais comuns atribuídos à doença causada pelos vírus Norwalk são: gastroenterite viral, gastroenterite não bacteriana aguda, intoxicação gastrointestinal e/ou alimentar. O vírus Norwalk é uma espécie do gênero Norovírus (anteriormente chamado de Norwalk-like), da família Caliciviridae.
A doença é auto-limitada, moderada e caracterizada por náusea, vômito, diarréia e dor abdominal. Pode ocorrer dor de cabeça e febre baixa. A dose infectante é desconhecida, mas presume-se ser baixa. Uma doença moderada e breve normalmente se desenvolve 24-48 horas após ingestão de alimentos ou água contaminada e dura de 24-60 horas. Doença severa ou hospitalização é muito rara.
Modo de transmissão
Provavelmente por via fecal-oral, embora a transmissão por ar e contato com fômites parece explicar a rápida disseminação em hospitais. Surtos recentes apontam para a importância dos alimentos (frutos do mar) e água, com transmissão secundária para os membros da família. Todos os indivíduos são susceptíveis.
Observa-se uma curta imunidade por um período de 14 semanas; imunidade de longa duração é variável. Níveis de anticorpos pré-existentes ao Norwalk vírus não correspondem com a susceptibilidade e resistência.
Diagnóstico laboratorial
A identificação do vírus pode ser feita em amostras de fezes com o uso de microscopia eletrônica e vários imunoensaios. A confirmação requer frequentemente demonstração de soroconversão, a presença de anticorpo específico IgM, ou um aumento de quatro vezes no título de anticorpo do vírus de Norwalk no soro de pacientes em estado agudo e convalescente.